Yaaaa! Karateca entra ao soco e pontapé nas aulas de Português!
Depois de uma pandemia que encerrou escolas e bibliotecas, enclausurou os alunos em casa e confiou a aprendizagem às plataformas digitais, não surpreende que a aquisição de competências tenha definhado em todos os níveis de ensino.
Para combater este abrandamento no que toca às competências de leitura e escrita entre os mais novos, o Plano Nacional de Leitura voltou (e bem!) a apostar na leitura orientada em sala de aula.
Os professores são convidados a pegar em obras de referência e a ler e trabalhar excertos com os alunos do 1.o e 2.o ciclos durante o tempo de aula. Caberá aos professores escolher entre a leitura em silêncio ou em voz alta, e entre atividades individuais ou coletivas. Importante será garantir que todos os alunos tenham o livro em mãos durante o momento de leitura.
A convite do Plano Nacional de Leitura, colaborei na elaboração de alguns dos materiais propostos e é com enorme orgulho (e lágrima no olho) que vejo a minha Karateca a entrar nas aulas do 6.o ano.
Palmas ao PNL por mais esta iniciativa. Boa sorte aos professores e alunos. E, já agora, um amplo e certeiro rotativo na boca desta pandemia!
Link para esta iniciativa do PNL: https://pnl2027.gov.pt/np4/plano21_23pnl2027.html