sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Pouca terra, muita fruta

Pouca terra, muita fruta
Perna longa, manga curta

“Onde vais?” “Vou à horta.”
“Limpa os pés.” “Fecha a porta.”

Boa tarde, maus lençóis.
Está aberto! Há caracóis!

Andorinha Periquito
“Sai daí, ó maçarico.”

Trotinete bicicleta
Calhambeque Furgoneta

“Como está, ó meu vizinho?”
“Vai-se andando ao pé coxinho.”

Jiga-joga Ziguezague
Cambalhota Flic flac

“É com gosto!” “É boa gente!”
“Na rotunda é sempre em frente.”

Pera doce, pedra dura
Meia rota, tartaruga

Chico esperto, Zé ninguém
“Lá em baixo há sempre alguém.”

“Estás com pressa?” “Nem por isso.”
“Não te metas.” “Tem juízo!”

Entredentes Entrelinhas
“Esta aqui é cá das minhas!”

Noite e dia, Coiso e tal
“Não havia.” “Não faz mal.”

Pintaínho Pintarola
“O João já vai à escola!”

Caldo verde, couve roxa
Bate pé, bate boca

“Adeusinho! Volto já!”
“Quem está livre, livre está.”

Gatafunho Gafanhoto
Bicharoco Perdigoto

“Põe a luva.” “Tira a mão.”
“Está de chuva?” “Agora não.”

“Tens razão. Estou contigo!”
“Anda cá! Eu já te digo.”

Bateria Clarinete
Pontaria Ricochete

Trampolim, Marcha-atrás
“Chega aqui.” “Deixa-me em paz!”

Gira-discos Rodopio
Pirulito Calafrio

“Baixa isso, por favor!”
Lusco-fusco, pinga-amor.

Feijão frade, queijo fresco
“Vais subir? Traz o cesto.”

Cabra cega, porco espinho
Gargalhada, burburinho