quarta-feira, 28 de agosto de 2024

5 anos!

Brincam aos bons e aos maus. Um deles é o super-herói e o outro é o vilão. Por vezes zangam-se nos preparativos porque querem os dois ser o mau ou então o bom. 


Nos dias do Bem vestem-se os dois de homem-aranha e salvam o mundo. Nos dias maus juntam-se do lado negro. Correm pela casa, arrastam-se pelas paredes. São o Doc Ock ou o Venom ou então “ninjas malvados” ou robôs com picos ou ladrões de pistola em punho que vão roubar diamantes. Dizem pum pum pum e pumba, pimba. 


Às vezes põem-se aos segredinhos a combinarem o golpe, agarram-me pelo braço para me prenderem com cordas. Soltam as gargalhadas do Mal. Ah ah ah ah! Eu parto-me a rir e eles também. É que têm mesmo jeito para gargalhadas maldosas. 


Um deles desenha o Joker, o outro desenha o Darth Vader. Explicam os desenhos. Isto é a casa do mau e o pequeno-almoço do mau e a cama do mau para ele dormir e aqui é uma máquina que eu inventei que lança fogo e mata os bons porque ele é mau.


De repente saem da fantasia e têm medo do escuro, vêm para o meu colo. Digo-lhes que são meninos muito lindos, que eles sãos os bons e fazem o Bem, que não fazemos mal a ninguém. Eles justificam-se: “estava só a imaginar”. 


Cuidam um do outro. Se dou uma bolacha a um, querem levar mais uma para o mano. Se digo a um que podem ver televisão, ele sai disparado para dar a boa nova ao irmão. 


Decidem em conjunto se são amigos um do outro. Tu queres ser meu amigo? Agora não. Porquê? Porque eu quero ser o mau e tu queres sempre ser o mau e isso é irritante. Está bem, mas a seguir és meu amigo? Sim. Somos os dois maus agora? OK. Dão um abraço e soltam gargalhadas maldosas. Esforçam-se os dois por destruir casas, pontes, cidades inteiras, mas depois também são eles os bombeiros que apagam o fogo e salvam toda a gente.


Fazem hoje 5 anos. Um quer 5 velas no bolo, o outro quer só uma vela a dizer 5. Eu faço-lhes as vontadinhas todas, claro. Sou uma presa fácil.


Parabéns aos meus ninjas malvados. Uma gargalhada para estes meninos muita beras que nos salvam todos os dias com o poder da imaginação.


No final é sempre o Bem que vence.