sexta-feira, 15 de maio de 2020

Mary John na Venezuela

Zás! Na Venezuela a Mary John é um dos “mejores libros para niños y jovénes” de 2020. Quem o diz é o Banco del Libro, organização que promove a literatura e a leitura em todo o território venezuelano.


Num país à beira do colapso, onde a maior parte da população é pobre, não tem acesso a alimentos nem a combustível (nem sequer a água potável - como assim, lavar as mãos?), os livros podem parecer bens muito pouco relevantes. Mas para concretizar a mudança, é preciso estimular a imaginação e aguçar o pensamento.

Ler pode de facto salvar.

No blogue do Banco del Libro, escreve Freddy Gonçalves sobre Mary John “En tiempos donde el discurso feminista va escalando con tanta fuerza, aparece esta novela que, sin pretenderlo, reflexiona sobre el empoderamiento en la figura de una chica común y corriente.” Texto integral aqui: http://bancodellibro.blogspot.com/2020/05/hacia-los-mejores-2020_45.html?m=1

Estou para aqui com um empoderamento que só visto. Fico a imaginar a Mary John a entrar num bairro da lata em Caracas, a desembarcar na Amazónia, a caminhar algures na cordilheira dos Andes e sinto enorme esperança e orgulho. Esta miúda é só surpresas!