quinta-feira, 21 de março de 2013

21 de março - Primavera

Gosto à brava do dia 21 de março.
Não estou sozinha nisto, claro. Toda a gente gosta à brava do dia 21 de março!
O dia 21 de março é dia para tudo e mais alguma coisa.

Por exemplo, no calendário do hemisfério norte a Primavera começa hoje e isso, para mim, é motivo suficiente para festejar. Todos os anos bato palmas e sopro as velas no dia 21 de março. É óbvio que a Primavera ainda não chegou a Bruxelas (very cloudy, max. 8 ºC, min: -1 ºC,  feels like 4.º C), mas aqui não se olha para o céu, olha-se para o chão ou então para dentro. É muito mais giro. Neste momento, por dentro, é só raios de sol para uns e para outros, pintos e passarocas ao rubro, amem-se para aí.

Alto! STOP!

Estava aqui a escrever este texto à la século XXI (no Word) e o corretor ortográfico acaba de sublinhar a palavra Primavera a verde. Fui lá cheirar com o rato: o corretor aconselha-me «a utilização de minúscula inicial».
Digo: Aaaah, pois, o Acordo Ortográfico! (feels like -10 ºC)

As estações do ano agora não são ninguém, coitadas. Vêm minúsculas. Não tenho nada contra um outono comum mortal e acho muito bem que o inverno fale baixinho. O próprio verão nunca teve muita credibilidade, anda de chinelo no pé, já perdeu o estatuto há muito. Mas isto de escrever Primavera com minúscula parece-me ligeiramente desrespeitoso.

A Primavera é mãe desta gente toda e tem um certo nível de requinte. É ver as flores de cerejeira no Japão, por exemplo. A Primavera é uma lady (e também uma louca). Não é um nome comum.
Custa-me escrever Primavera com minúsculas.
É como cometer uma gafe protocolar numa visita de Estado. Ou dizer o nome de Deus em vão.
Cruzes canhoto!